domingo, 27 de outubro de 2013

O QUE É SER PROFESSOR?


Na realidade a profissão  é mágica, encantadora e desafiadora em todos os sentidos, mas o que impulsiona nosso caminho é a vontade de fazer e é claro que esta vontade de fazer está relacionada principalmente com impulsos que devem vir da sociedade como um todo e da gestão política da educação. Fazer educação com migalhas e com poucos recursos é romântico, no entanto , é incorreto, é desleal e é vergonhoso de todas as maneiras. Mas uma coisa arrepia a gente é que quando desenvolvemos uma atividade, uma novidade , uma aula que foge do trivial vemos o brilho nos olhos dos alunos e é mas gratificante aqueles alunos lhe puxando, gritando seu nome , pois sabem que terão guarida e um simples falar no olho pelo nome obra fantásticas obras. 
A profissão de educador é bela e gratificante quando vemos em vários locais jovens que já foram nossos alunos lembrar-se de nosso jeito e se alegrar com nossa presença. A marca do educador fica para sempre na memória dos alunos e temos que compreender que nossa palavra tem um poder simplesmente forte na vida dos alunos e tem um papel primordial na construção de seus sonhos, expectativas e esperanças. O professor vai além do conteúdo , não é formalidade, é , sobretudo, construção de vida , referencial de pensamento, condição de impulso ao pensar e ao agir. 
Tenho orgulho de ser professor, mas ao mesmo tempo fico triste por nossa sociedade não referendar grande parte do nosso trabalho e pelo fato dos governos procurarem de todas as formas atrapalhar nossa ação com burocracias desnecessárias e limitadoras. Ser professor é ser louco, palhaço, psicólogo, mediador de conflitos, amigo , companheiro, confidente e, marginal numa sociedade em que professores objetos de tortura a mando dos governantes em seu movimento reivindicatório. Mas é bom ser professor, se tivesse de escolher o seria novamente, mas não é romântico, é consciente e por isso nunca deve perder o referencial de luta por direitos coletivos para o bem do mundo.


SER PROFESSOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário