domingo, 6 de outubro de 2013

A pedagogia libertadora de Paulo Freire

A pedagogia de Paulo freire faz parte do conjunto de propostas pedagógicas progressistas, que se opõe à pedagogia liberal  (o termo liberal não tem o sentido de "avançado", "democrático", "aberto", como costuma ser usado. É uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classes), tendo como seu principal objetivo os interesses da maioria da população,partindo de uma análise crítica da sociedade capitalista.
Para a pedagogia progressista, a Educação não é neutra e os problemas educacionais são os reflexos do contexto social no qual o indivíduo está inserido. A Educação não está centrada no professor ou no aluno, mas sim na relação entre os indivíduos envolvidos nesse processo de formação do cidadão consciente. As práticas pedagógicas progressistas estão divididas em três grupos: o da pedagogia libertadora, o da pedagogia libertária e o da pedagogia crítico-social dos conteúdos.
O modelo educacional de Paulo Freire está relacionado com a pedagogia libertadora que questiona a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens com o objetivo de transformá-la. Essa Educação, chamada de crítica, está centrada na realidade social, não valorizando a transmissão dos conteúdos específicos, mas sim dando lugar ao diálogo entre educador e educando, tendo como princípios fundamentais a valorização do cotidiano do aluno e a construção de uma prática educativa que estimule a leitura crítica do mundo.
Na concepção de Freire, a sociedade é direito de todos e todos têm direito de exercer a plena cidadania, entendendo ainda que isso só se dará na medida em que todos os indivíduos sejam alfabetizados dentro do conceito de alfabetização cultural. Trabalhar a cultura do aluno significa valorizá-lo enquanto pessoa e cidadão, diminuindo a ocorrência da censura, da rotulação e da consequente exclusão escolar.
Paulo Freire deu armas ao cidadão excluído pela sociedade que eram o conhecimento e a palavra.
Sua perspectiva educacional baseou-se em três eixos de investigação sobre o universo dos alunos: investigação do universo vocabular, a investigação das temáticas geradoras e a investigação em torno da problematização dos temas propostos.
A investigação do universo vocabular dos alunos consiste na realização de um inventário de palavras representativas do conteúdo cultural no qual os alunos estão inseridos. São palavras geradoras, pois é a partir delas que os educadores iniciarão sua jornada em direção à alfabetização de seus alunos.
A investigação das temáticas geradoras, ou dos temas geradores, ocorre a partir da "eleição" pelo grupo de educandos dos temas que mais os afetam, buscando representar de diversas formas o modo de vida dos educandos. Desse modo, as temáticas geradoras são responsáveis pelo surgimento de um ambiente alfabetizador que se organiza em torno do diálogo, ou melhor, de uma proposta dialógica.
A investigação da problematização dos temas propostos é o ponto central do processo de alfabetização segundo o método Paulo Freire. A problematização traz consigo a ideia de que alfabetizar não é apenas ensinar a ler e a escrever as palavras, mas sim um ato de construção de conhecimentos e entendimentos sobre o mundo que nos cerca.
O "método Paulo Freire" busca valorizar a cultura dos alunos ao inserir no interior do processo educativo as experiências e os conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula.
É com base nesses ensinamentos de Paulo Freire que devemos agir, de forma consciente, ativa, preocupada com a inclusão efetiva de todos no processo educacional. Devemos ainda ter o cuidado de não continuarmos reproduzindo práticas de exclusão que levam ao já conhecido fracasso escolar. Nesse sentido, nosso papel como educadores é o de sempre buscar melhorar nossa atuação na relação direta que estabelecemos com nossos alunos dentro do espaço escolar e fora dele.

Fonte: Wikipédia; Valéria da Hora Bessa 

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