quarta-feira, 24 de julho de 2013

O ensino tradicional
Heloísa Oliveira
O ensino tradicional teve sua origem no século XVIII , a partir  do Iluminismo. A educação tradicional  teve a sua raiz na sociedade de classe escravista da Idade Antiga destinada a uma pequena minoria (baseado em Moacir Gadotti).
            No Brasil, na época de “ D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II pouco se fez pela educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a Proclamação da República tentou-se várias reformas que pudessem dar uma nova guinada, mas se observarmos bem, a educação brasileira não sofreu um processo de evolução que pudesse ser considerado marcante ou significativo em termos de modelo” (José Luiz de P. Bello). 
            A pedagogia tradicional tem como base a rigidez e a centralização  do processo de ensino-aprendizagem no professor. Sua metodologia era baseada na maneira de ensinar dos Jesuítas e enciclopédico. As escolas eram destinadas às classes economicamente favorecidas.
            José Carlos Libâneo divide a Pedagogia em dois grupos: A Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. “ Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional...” (Luckesi). Na tendência tradicional o que predomina é a palavra do professor, suas regras impostas e a preparação do aluno somente na área intelectual. Seu conteúdo é alienado da experiência do aluno e das realidades sociais. Ele deve ser transmitido como verdade  sem ser questionado.

            A educação deve ser baseada no diálogo. Pois só através dele o aluno poderá interagir e assim aprender participando do processo ensino-aprendizagem.

Veja esse vídeo que mostra sobre a relação professor-aluno na sala de aula:


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