O
ensino tradicional
Heloísa Oliveira
O ensino tradicional teve
sua origem no século XVIII , a partir do
Iluminismo. A educação tradicional teve
a sua raiz na sociedade de classe escravista da Idade Antiga destinada a uma
pequena minoria (baseado em Moacir Gadotti).
No
Brasil, na época de “ D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II pouco se fez pela
educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a Proclamação da República tentou-se várias reformas
que pudessem dar uma nova guinada, mas se observarmos bem, a educação
brasileira não sofreu um processo de evolução que pudesse ser considerado
marcante ou significativo em termos de modelo” (José Luiz de P. Bello).
A pedagogia tradicional tem como
base a rigidez e a centralização do
processo de ensino-aprendizagem no professor. Sua metodologia era baseada na
maneira de ensinar dos Jesuítas e enciclopédico. As escolas eram destinadas às
classes economicamente favorecidas.
José Carlos Libâneo divide a Pedagogia
em dois grupos: A Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. “ Historicamente,
a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional...” (Luckesi). Na
tendência tradicional o que predomina é a palavra do professor, suas regras
impostas e a preparação do aluno somente na área intelectual. Seu conteúdo é
alienado da experiência do aluno e das realidades sociais. Ele deve ser
transmitido como verdade sem ser
questionado.
A educação deve ser baseada no
diálogo. Pois só através dele o aluno poderá interagir e assim aprender
participando do processo ensino-aprendizagem.
Veja esse vídeo que mostra sobre a relação professor-aluno na sala de aula:
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