segunda-feira, 12 de agosto de 2013

História da Educação

            A política educacional brasileira na década de 20 ficou marcada pelo movimento do entusiasmo pela educação, que tinha por objetivo proliferar a escola pública no país. Em vez dos pobres frequentarem a escola pública, o rico é que teve acesso a mesma. A intenção dos políticos daquela época era alfabetizar o maior número de pessoas para que pudessem ingressar no mercado de trabalho. O regime da época era oligárquico, ou seja, a política era conduzida pelos grandes cafeicultores. Essa oligarquia freava o movimento do entusiasmo pela educação. A prática pedagógica que existia nessa época era a tradicional.
           A década de 30 ficou marcada pelo movimento do otimismo pedagógico que pregava a melhoria da qualidade do ensino. Nessa época aparece também o movimento
escolanovista. No lugar dos cafeicultores surge Getúlio Vargas que imprime a modernização do Estado brasileiro. No início da segunda república (1930-1937) foi assinada a constituição Federal de 1934 por Getúlio Vargas que tinha uma característica democrática, ou seja, assinada com o apoio do povo. Em 1937, ele aplica um golpe chamada Estado Novo que marca a política educacional na década de 40 (1937-1945).
           Na década de 40, o poder público se desresponsabiliza completamente da educação pública. A responsabilidade fica sobre as famílias. É criada a "caixa escolar", ou seja, as famílias ricas pagavam as escolas particulares e davam uma "esmola" pra garantir o ensino público. O dinheiro do governo foi para resolver outras questões sem ser a educação. De 1945 a 1947 conhecemos o período que se chama Quarta República (redemocratizador). A Nova Constituição de 1946 fica responsável por editar a LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional).
              A década de 50 foi marcada pelas grandes discussões em torno da LDB.
           A década de 60 foi marcada pelos movimentos de Paulo Freire e pelo retorno das discussões do movimento escolanovista. Todo movimento em torno de jovens e adultos se sobrepõe às escolanovistas. Paulo Freire é considerado uma grande ameaça para a educação brasileira. Os políticos criaram o movimento "Mobral' para abafar as idéias de Paulo Freire. Ele e outros foram exilados do país.
          Na década de 70, a ditadura militar que durou 21 anos fundou o movimento nacional conhecido como tecnicista. Surgem cursos profissionalizantes como CEFET , SENAI, SENAC e outros. Nesse período aparece a lei 5.692/71 (a nova LDB na década de 70). Em 1975 começa o movimento de redemocratização que dura 10 anos. A ditadura militar teve seu fim somente em 1985 com a posse de José Sarney.
baseado em Valéria da Hora Bessa 

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