quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE



Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
            A sua prática didática fundamenta-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso  de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecni-cista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.
O talento como escritor o ajudou a conquistar  um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes, políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.
Freire foi encarcerado como traidor por 70 dias, em 1964, passou por um breve exílio na Bolívia e trabalhou no Chile por cinco anos para o Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (ONU).

Em 1979, com a Anistia, Freire pôde retornar ao Brasil, mas só o fez em 1980. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores na cidade de São Paulo, e atuou como supervisor para o programa do partido para alfabetização de adultos de 1980 até 1986. Foi nomeado secretário de Educação da cidade de São Paulo de 1989 a 1991. Criou o MOVA – Movimento de Alfabetização, um modelo de programa público de apoio a salas comunitárias de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que até hoje é adotado por  numerosas prefeituras.
baseado em: Wikipédia

Paulo Freire Contemporâneo - Documentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário